O Dr. Enio Ziemiecki Junior (foto), sob a supervisão do Dr. Rubens Feijó Andrade, apresentou no dia 10/10 (quarta-feira) os tipos de doenças detectadas nos rins. Como exemplo, foi citado o caso de um paciente de 66 anos com quadro de pielonefrite.
[Leia +]O Dr. Diego Ribeiro apresentou no dia 01/08 (quarta-feira) exames de tomografia computadorizada. Os casos destacados continham casos de alterações tomográficas com ênfase no tórax.
[Leia +]O Dr Gustavo Jardim Dalle Grave, sob a supervisão do Dr. Ênio Tadashi Setogutti, discorreu, dia 11/07, a respeito de um caso clínico no qual uma paciente, de 33 anos, apresentou-se unicamente com queixa de cefaléia occipital e frontal.
[Leia +]O Dr. Diego Ribeiro apresentou no dia 11/07 casos de exames de tomografia computadorizada de abdômen, dentre eles , um caso de exemplo de lesão no pâncreas.
[Leia +]O médico radiologista Dr. Maurício Marques apresentou no dia 04.07 casos de aneurismas da aorta torácica, enfatizando os vários subtipos, respectivas etiologias e diagnóticos diferenciais. Foram ressaltados os diâmetros aórticos normais e sua variação em função da idade e sexo, necessários para diferenciar achados normais para determinada faixa etária, bem como para adequadamente classificar ectasias e aneurismas.
[Leia +]O Dr. Mauricio Marques apresentou nesta quarta-feira (30/05) algumas patologias desenvolvidas no arco aórtico. A anatomia do órgão também foi apresentada durante a análise dos casos destacados.
[Leia +]O Dr. Mauro Edelstein (foto) e o Dr. Rodrigo Seibert apresentaram na quarta-feira (20.06) informações sobre o câncer de bexiga. O encontro teve como foco o diagnóstico e o tratamento da doença.
[Leia +]A aula sobre casos tomográficos do dia 23.05 abordou lesões encontradas no pulmão e na perna. O tema foi apresentado pela Dra. Nathália Missima e pelo Dr. Rodrigo Haag (foto, ao computador), sob a supervisão do Dr. Daniel Cusin.
[Leia +]O encontro de tomografia computadorizada da quarta-feira 16/05 abordou lesões pulmonares elementares e padrões tomográficos fundamentais. A aula foi ministrada pelo Dr. Mauro Edelstein e pelo Dr. Gustavo Jardim Dalle Grave (foto), e discorreu a respeito das alterações identificáveis por este método de imagem e terminologia descritiva correspondente, retomando o tema iniciado no dia 11/04.
[Leia +]O encontro da quarta-feira (09.05) do grupo de radiologia foi dividido em duas partes. Na primeira, a Dra. Vivian Cardinal da Silva (foto, à esquerda) apresentou exemplos de alterações nas costelas, enquanto a Dra. Carolina Reiser (foto) encerrou a aula analisando mais exemplos de anomalias detectadas através do exame de tomografia.
[Leia +]A série de encontros sobre casos radiográficos do dia 02/05 (quarta-feira) teve como tema exemplos de alterações que a ressonância magnética detecta no sistema reprodutor masculino e na coluna vertebral. A aula foi ministrada pela Drª Carolina Reiser (foto, à esquerda) e pelo Dr. Ismael Ricardo Roman (foto).
[Leia +]A reunião de tomografia da quarta-feira, 11/04, ministrada pelos médicos Dr. Mauro Edelstein (foto) e Dr. Gustavo Jardim Dalle Grave, teve como tema lesões pulmonares elementares e padrões tomográficos fundamentais. Foram apresentadas alterações identificáveis através deste método de imagem e sua correspondente terminologia descritiva.
[Leia +]A residente, Dra. Carolina Reiser (foto, à direita), apresentou no último dia 28/03 um caso de malformação adenomatóide cística (MAC), uma lesão congênita que admite diferentes diagnósticos diferenciais, dependendo da idade da investigação do paciente.Dra. Reiser afirmou que, na fase pré-natal, os cistos são preenchidos por líquido, o que pode ser confundido com hérnia diafragmática. Outro exemplo de diagnóstico diferencial da MAC é o sequestro pulmonar, uma anomalia congênita que envolve o parênquima e a vascularização pulmonar e pode ser extralobar ou intralobar.
[Leia +]A aula de tomografia da quarta-feira, 26/03, apresentou casos de lesões que afetam o Sistema Nervoso Central (SNC) do paciente. O Dr. Maurício Marques (foto) ministrou o encontro, onde apresentou casos de cada alteração com suas características específicas.
[Leia +]A aula conduzida pelo Dr. Mauro Edelstein realizou uma revisão da literatura sobre as doenças císticas renais a partir de um caso de uma paciente de 63 anos, que apresentava como sintomas a insuficiência renal.
[Leia +]O Dr. Wilson de Almeida (foto ao lado) apresentou o tema Angiodisplasia em aula no dia 16 de março no IC/FUC. O Dr. Wilson mostrou o caso clínico de um paciente de 68 anos, que havia sido internado com quadro de pneumonia e diarréia, além de apresentar episódios de enterorragia, ainda sem diagnóstico. O paciente foi submetido ao exame de Tomografia Computadorizada na região do abdômen.
[Leia +]O Dr. Maurício Marques (foto ao lado) e a Dra. Carolina Reiser apresentaram casos clínicos de aneurismas cerebrais em aula que aconteceu no dia 09 de março no IC/FUC. Os exemplos mostrados pelo Dr. Maurício foram relacionados aos casos de aneurisma sacular, “blood-blister”, fusiforme e pseudoaneurisma, com ênfase nas localizações mais frequentes e suas características de imagem, bem como nos aspectos clínicos, etiológicos e demográficos relevantes.
[Leia +]Os assuntos Espondilodiscite e Melanoma foram abordados em aula que aconteceu no dia 02 de março no IC/FUC. O primeiro tema foi apresentado pelos Drs. Jose Leon Martinez (foto acima) e Tiago Ferreira Viegas. O Dr. Martinez expôs o caso de um paciente de 53 anos com histórico de R.V.M. de um mês de evolução que apresentou dor torácica à esquerda irradiada às costas. A partir destes relatos, o paciente foi encaminhado para a realização de CT Torax H.E.D.
[Leia +]O Dr. Daniel Cusin (foto ao lado), coordenador das duas unidades do Sidi no Vale dos Sinos (São Leopoldo e Novo Hamburgo), abordou o tema “Tomografia Computadorizada de Crânio Normal” no dia 23 de fevereiro no IC-FUC, em Porto Alegre.
[Leia +]A Dra. Letícia Andersson apresentou aula no dia 23 de novembro sobre “Siderose Superficial” no IC/FUC. Ela apresentou o caso de uma paciente de 81 anos com história prévia de Acidente Vascular Encefálico (AVE) e queixa de ataxia há cerca de quatro meses. A investigação foi realizada com exame de Ressonância Magnética, que mostrou um hiposinal na superfície cerebelar.
[Leia +]Casos radiológicos de lesões renais foram apresentados na aula de quarta-feira (17-11) no IC/FUC. O Dr. Rubens Andrade (foto ao lado) iniciou as atividades mostrando um pouco sobre a anatomia da região. Os rins estão localizados no espaço peri-renal, junto com as adrenais e ureteres proximais, as anomalias são relativamente comuns e a fáscia renal é relativamente forte, contendo a maioria dos processos primários e prevenindo a extensão de outros.
[Leia +]Os Drs. Maurício Marques (foto ao lado) e Jorge Cueter apresentaram o tema “Sessão de casos em Tomografia Computadorizada” em aula no IC/FUC que aconteceu no dia 10 de novembro. O Dr. Maurício expôs por um longo período detalhes de 11 casos relacionados à Isquemia Mesentérica. Enquanto o Dr. Jorge (foto abaixo) explicou sobre as principais características desta patologia. A forma aguda da isquemia mesentérica é rara, porém tem alta taxa de mortalidade (70%).
[Leia +]A Dra. Letícia Andersson (foto ao lado) apresentou na aula de quarta-feira (03-11), no IC/FUC, quatro casos de Tumores Mediastinais.
[Leia +]Os Drs. Marcos Andreazza e Pedro Bergoli (foto ao lado) expuseram o tema “Neoplasia Colônica” em aula que aconteceu na quarta-feira (20-10) no IC/FUC. Segundo Dr. Marcos, o câncer de cólon é a segunda principal causa de morte por neoplasia nos EUA, atinge pacientes a partir dos 40 anos, com pico de incidência dos 60 aos 70 anos, e a incidência é de três pacientes masculinos para cada dois femininos. “Praticamente todo Adenocarcinoma provém de um Adenoma”, retrata Dr. Marcos (foto abaixo). Ele acrescenta ainda que o maior índice de câncer no intestino grosso é na região do Cólon Ascendente, com 38% dos casos analisados. As lesões estão divididas entre Polipoide e Constritiva/Anelar, basicamente.
[Leia +]O Dr. Mauro Edelstein e a Dra. Letícia Andersson apresentaram, na quarta-feira (29-09), aula sobre o tema “Tumores Primários Retroperitoneais” no IC/FUC. Conforme Dr. Mauro, os sarcomas são os tumores malignos primários mais comuns do retroperitôneo e são derivados de tecidos mesenquimais, como músculo esquelético, tecido fibroso, adiposo, nervos periféricos e vasos sanguíneos.
[Leia +]Os Drs. Maurício Marques e Marcelo Casanova mostraram oito casos clínicos na aula “Sessão de Casos de Tomografia Computadorizada”, que aconteceu na quarta-feira (06-10) no IC/FUC. Entre os diagnósticos apresentados, Dr. Maurício destaca Paraganglioma Carotídeo, que se caracteriza por uma massa no espaço parafaríngeo/carotídeo que desloca postero-lateralmente a ACI, afastando-a da ACE (“pernas abertas”); captação marcada pelo contraste; e aparência de “sal e pimenta” em exame de Ressonância Magnética (RM) nos tumores maiores que 2 cm.
[Leia +]O Dr. Rubens Andrade (foto ao lado) iniciou a aula do dia 13 de outubro, no IC/FUC, mostrando casos da rotina do serviço, ressaltando as diferenças entre a doença de Paget e a Displasia Fibrosa que apresentam manifestações radiológicas semelhantes e de difícil diferenciação em muitos casos. Ele expôs cinco casos para elucidar as duas patologias.
[Leia +]A Dra. Letícia Canazaro apresentou seis casos de patologias identificadas através de exames de tomografia computadorizada (TC) na quarta-feira (27-10) no IC/FUC.
[Leia +]O Dr. Marcos Andreazza apresentou aula sobre caso radiológico no dia 15 de setembro no IC/FUC. Ele expôs o caso de um paciente de 72 anos com queixa de dores abdominais. Foi identificado um quadro de obstrução intestinal através do exame de Tomografia Computadorizada Multislice. Dr. Marcos explicou que as causas da doença podem ser aderências intestinais (Bridas), neoplasias, hérnias, doença inflamatória intestinal, intussuscepção, apendicite, diverticulite, isquemia mesentérica, volvo, fecaloma, íleo biliar e corpo estranho, entre outros.
[Leia +]No dia 18/08, das 18:30 às 20:30, O Sidi – Medicina por Imagem, proporcionou treinamento às recepcionistas sobre as Diferenças entre Exames de Tomografia (TC) e Ressonância Magnética (RM) sob o enfoque médico e do faturamento.
[Leia +]“Lesões císticas ovarianas” foi o assunto apresentado na quarta-feira (25-08) no IC/FUC pelo Dr. Mauro Edelstein e a Dra. Letícia Andersson. O Dr. Mauro iniciou a aula deste dia explicando que a maioria dos cistos ovarianos é detectada em Ultrassonografia (US) transvaginal ou em exames de Tomografia Computadorizada (TC) abdominal total (em sua maioria acidentais ou por sintoma de dor abdominal mal definida). “É muito importante diferenciar a faixa etária da paciente”, salientou Dr. Mauro.
[Leia +]