A Dra. Priscila Schenkel, sob a supervisão do Dr. Carlos Jader Feldman, apresentou no dia 26/10 (sexta-feira) sessão sobre alterações cardiovasculares. O caso descrito é de uma paciente de 46 anos que deu entrada no serviço com hemiplegia à esquerda.
[Leia +]O Dr. Rodrigo Bordin Trindade apresentou no dia 31/08 (sexta-feira) um caso de Neoplasia de Esôfago e a seguir realizou uma breve revisão do seu estadiamento. A Neoplasia de Esôfago está entre os tipos de câncer mais prevalentes no mundo. Tendo maior incidencia em homens acima de 60 anos, apresenta como fatores de risco o tabagismo, etilismo e o refluxo gastro-esofágico. O tipo histológico mais comum na porção superior é o carcinoma de celulas escamosas (CEC) e, na porção inferior o adenocarcinoma.
[Leia +]A Dra. Vivian Cardinal da Silva, sob a supervisão do Dr. Rubens Gabriel Feijó de Andrade, apresentou no dia 24/08 (sexta-feira) exemplos de alterações neoplásicas no tórax. Nesses casos, a presença de neoplasias benignas no pulmão e nas vias aéreas, tem baixa prevalência.
[Leia +]O Dr. Jorge Cueter e a Dra. Carolina Reiser apresentaram nesta sexta-feira (01/06) novos casos de achados médicos em exames radiológicos. Sob a orientação do Dr. Carlos Jader Feldman, os profissionais analisaram casos de patologia pulmonar e cerebral.
[Leia +]A Dra. Carolina Reiser, sob a supervisão do Dr. Rubens Gabriel Feijó Andrade e do Dr. Carlos Jader Feldman, apresentou na sexta-feira (15.06) a terceira aula sobre infecções pulmonares. Foram apresentados alguns tipos de infecções fúngicas, separadas em endêmicas (Paracoccidioidomicose, Histoplasmose e Coccidioidomicose) e oportunistas (Aspergilose, Candidíase e Pneumocistose).
[Leia +]A aula do dia 13 de maio, conduzida pelo Dr. Gustavo Dalle Grave, envolveu o caso de um diagnóstico de tumor cardíaco pediátrico sugestivo de fibroma a partir da revisão de literatura médica sobre o mesmo.O caso analisado foi de um bebê de 2 meses, com grande massa heterogênea no interior do ventrículo esquerdo com restrição da cavidade e compressão do septo interventricular e áreas de hiperatenuação internas.Até o ano de 2000, somente 100 casos foram identificados como fibroma, que se caracteriza por ser benigno e apresenta-se como massa miocárdica solitária na parede do ventrículo esquerdo ou septo – é rara a incidência no ventrículo direito. Considerado o segundo tipo de tumor cardíaco benigno mais comum em crianças, (o primeiro é o Rabdomioma), a neoplasia geralmente é grande (entre 2 e 5cm), sólida, não contrátil, com possíveis calcificações (12% de incidência), sem necrose, hemorragias ou cistos. Clinicamente o fibroma cardíaco está relacionado à insuficiência cardíaca, arritmia e morte súbita, podendo observar eventual associação à Síndrome de Gorlin.
[Leia +]A reunião de casos radiológicos cardiovasculares de 21 de outubro, conduzida pelo Dr. Diego Zuchi, abordou um caso de miocárdio ventricular direito não compactado.A doença do miocárdio não compactado caracteriza-se por hipertrabeculação ventricular, com persistência (aspecto embrionário) de múltiplos, proeminentes e profundos recessos intra-trabeculares. O miocárdio fica com aspecto “esponjoso”.Esta alteração atinge mais freqüentemente o ventrículo esquerdo, no entanto casos de acometimento de ambos ventrículos simultaneamente e do ventrículo direito exclusivamente já foram descritos.
[Leia +]A amiloidose cerebral foi tema de aula abordada no IC/FUC a partir da análise de caso de um paciente com 70 anos e histórico de AVC hemorrágico.
[Leia +]Conduzida pelo Dr. Henrique Heuser, a aula voltada para os alunos de residência em radiologia iniciou abordando as diferenças entre as classificações das lesões.As lesões agudas são resultado de extrema força, geralmente causadas por contrações excêntricas, podendo estar associado a avulsões de fragmentos ósseos. Perda da função e dores fortes são os principais sintomas. Já as lesões crônicas se caracterizam pela ocorrência de microtraumas repetitivos, com o uso excessivo.
[Leia +]O PET/CT, equipamento que apresenta diagnóstico a partir da Medicina Nuclear e Radiologia, foi apresentado pelo Dr. Rafael Cardoso de Melo, supervisionado pelo Dr. Carlos Jader Feldman.
[Leia +]A física Gabriela Hoff abordou o assunto “Controle e Manutenção da Qualidade em Mamografia” na aula de sexta-feira (06-08) no IC/FUC. Segundo ela, o Controle da Qualidade é uma coleta de dados de parâmetros técnicos para controle individual das características do sistema, e a Manutenção da Qualidade, outra etapa importante, representa o uso dos dados coletados nos testes de Controle da Qualidade para maximizar a qualidade da imagem e minimizar a dose, com menor custo a longo prazo.
[Leia +]O assunto “Densitometria Óssea” foi ministrado na sexta-feira (30-07) pela física Rochelle Lykawka no IC/FUC. Segundo ela, exames de densitometria são feitos para avaliar a possibilidade de Osteoporose do paciente, uma doença esquelética sistêmica caracterizada por massa óssea baixa e deterioração do tecido ósseo, com consequente aumento na fragilidade óssea e susceptibilidade a fraturas.
[Leia +]Na sexta-feira (27-08), dois temas foram apresentados em aula no IC/FUC. O Dr.Matheus Noal iniciou os trabalhos com a exposição “Variações da Normalidade na Circulação Arterial do Território do Polígono de Willis”. Com imagens de excelente qualidade, o Dr. Matheus destacou que esta estrutura é uma anastomose arterial de forma poligonal na base do cérebro, circundando o quiasma óptico e o túber cinéreo, relacionando-se com a fossa interpeduncular e a substância perfurada anterior. É formada pelas porções proximais das artérias cerebrais anteriores, médias e posteriores, pela artéria comunicante anterior e pelas artérias comunicantes posteriores.
[Leia +]O Dr. Diego Ribeiro apresentou na sexta-feira (24-09) o assunto “Oclusão de Artéria Vertebral Esquerda, com Recirculação Distal por Colaterais”, em aula que aconteceu no IC/FUC. Ele mostrou o caso de uma paciente, na 7ª década de vida, com história de doença arteriosclerótica e negava história de trauma ou cirurgias prévias.
[Leia +]O Dr. Gustavo Dalle Grave (foto ao lado) abordou o tema “Drenagem Venosa Pulmonar Anômala” na aula de sexta-feira (01-10). Ele apresentou o caso clínico de um paciente com um ano de idade e histórico de baixo desenvolvimento e cianose. O exame de Raio X mostrou o coração de usual a ligeiramente aumentado, com um alargamento do mediastino superior (que sugeria a alteração) associado a hiperfluxo pulmonar, sem evidência de lesão pleuro-pulmonar em atividade.
[Leia +]Porto Alegre/RS - Os médicos Tiago Viegas, Eduardo Medronha e Marcos Andreazza, que participam da pós-graduação em radiologia no ICFUC, em parceria com o Sidi - Medicina por Imagem, apresentaram três casos na aula da última sexta-feira (21/08).
[Leia +]Porto Alegre/RS - Os médicos que fazem o curso de radiologia na Unidade de Ensino do IFC-Fuc e que realizam estágio e residência médica junto ao Sidi - Medicina por Imagem, assistiram a apresentação do médico Marcos Andreazza na aula da última sexta-feira (31/07).
[Leia +]Porto Alegre/RS - Os médicos Tiago Ferreira Viegas, Marcos Andreazza e Letícia Andersson apresentaram casos radiológicos na última sexta-feira (19/06), em aula realizada no IFC-Fuc.
[Leia +]Porto Alegre/RS - Dois casos foram apresentados na aula de sexta-feira (24/07) do IFC-Fuc aos médicos que fazem estágio e residência nas clínicas Sidi - Medicina por imagem.
[Leia +]Miocárdio não compactadoDr. Diego Zuchi
[Leia +]