WhatsApp

28 jun | Sidi – Gravataí implementa programa de qualificação 5S

Captura_de_tela_2012-06-28_as_09.57.jpg

O Sidi-Gravataí iniciou no dia 23 de maio um treinamento para a qualificação dos serviços da unidade através da metodologia dos 5S - uma técnica japonesa que melhora a eficiência da equipe com a destinação adequada de materiais no ambiente de trabalho.

O 5S é uma das ferramentas do Programa de Qualidade Total. Seus objetivos, benefícios e as mudanças de comportamento esperadas na equipe foram abordados durante o encontro, ministrado por Lauria Beatriz Rodolf em conjunto com a equipe administrativa, o grupo técnico, e as equipes de higienização e de gestão.

A Coordenadora da Tomografia, na ocasião, exemplificou que com a adoção de práticas inspiradas no Programa 5S, mudamos processos o que permitiu economizar em mão-de-obra e material de expediente. “Em um mês houve redução de 50% no consumo de envelopes e 73% no de etiquetas adesivas, entre outros itens”.

O Comitê da Qualidade que irá trabalhar com a equipe de Gravataí é composto por Andréia Vicente Silva, Cristine Mittelstaedt; Suzel Vaz Emmel e Lauria Beatriz Rodolf.

Conheça o método 5S - O 5S é uma metodologia de trabalho que utiliza como guia uma lista de cinco palavras japonesas: “seiri” (o senso de descarte ou utilização), “seiton” (o senso de ordenação); “seiso” (o senso de limpeza); seiketsu (o senso de saúde) e shitsuke (o senso de disciplina).

Com a aplicação destes conceitos é possível desenvolver um planejamento sistemático de classificação, ordem e limpeza. Isso permite um aumento na produtividade, além da melhora na segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários.

Imagem do programa de qualidade - No final do treinamento, o grupo escolheu a figura abaixo como simbologia do Programa 5S.

Galeria

<- Voltar